Tênis

De Porcopedia - A Enciclopedia do Palmeiras

História

O Departamento de Tênis da Sociedade Esportiva Palmeiras foi fundado por Enrico De Martino, em 27 de fevereiro de 1936, apoiado pelas suas duas filhas Gina e Rina De Martino – que eram grandes praticantes deste esporte.

Raphael Parisi, presidente do clube na época, Italo Adami, Alberto Bonfiglioli e Alfredo Stefani, vice-presidentes, doaram cada um a quantia de cinco contos de réis para a construção de quatro quadras de tênis para estimular o desenvolvimento do esporte entre a coletividade palestrina.

A primeira tenista a conquistar o campeonato paulista para o Palmeiras foi Olga Mazzieri, em 1937. De lá para cá, são inúmeras as conquistas palestrinas-palmeirenses, nas mais diversas categorias, que ultrapassam a contagem centenária.

O Palmeiras sempre formou bons tenistas, como por exemplo: Henrique Terroni (treinador da insuperável Maria Ester Bueno), Pedro Amadeio, José Teodosio, Américo Alves dos Reis, Gildo Bindi, Alvaro Custódio Neto, José Alberto Catalano, Ercílio Silva, Deoclésio Silva, Rubio Rangel, Ayrton Cunha, entre tantos outros.

Um dos mais tradicionais torneios do circuito de tênis nacional de todos os tempos é a Taça Itália, organizada há mais de 40 anos pelo Palmeiras. Conhecida também como Campeonato Aberto Noturno, esta competição é a pioneira em seu gênero em território Nacional.

Ao longo dos tempos, o Verdão venceu diversos Campeonatos Paulista na categoria estreantes masculino e dois campeonatos de 4º classe.


Conquistas

Por equipes

Campeão Estadual – categoria 18MB – 2008
Campeão Paulista – feminino - 1972
Campeão Estadual – feminino – 1972
Campeão Paulista 5º classe masculino - 1974
Campeão Paulista 3º classe feminino - 1974
Campeão Paulista Estreantes – masculino - 1975
Campeão Paulista Interclubes – Especial Masculino - 2009
Campeão Estadual - 5º Classe Duplas Masculino – 2009

Ferramentas pessoais