Ressacada

De Porcopedia - A Enciclopedia do Palmeiras

RESSACADA
Ressacada
Informações Gerais
Nome oficial Estádio Aderbal Ramos da Silva
Apelidos Ressacada
Local Florianópolis Santa Catarina Brasil
Características
Capacidade 17.537
Gramado Grama natural (Tifway 419)
Extensão 110m x 75m
Construção
Data 1982 à 1983
Valor
Inauguração
Data 15 de novembro de 1983
1ª partida Avaí 1x6 Vasco
1º gol Vilson Tadei (Vasco)
Recordes
Público 32.226
Jogo Avaí 2x1 Blumenau
Data 17 de julho de 1988
Outras informações
Remodelação 2006
Expansão 2009 e 2010
Proprietário Avaí
Mandante Avaí
Administrador Avaí
Arquiteto Davi Ferreira Lima

O Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Ressacada, de propriedade do Avaí Futebol Clube, é um estádio de futebol localizado em Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1983, e sua iluminação, em 31 de maio de 1986.

Desde sua inauguração, a Ressacada foi palco de três jogos da Seleção Brasileira e sete finais de campeonatos oficiais.

Tabela de conteúdo

História

Estádio Adolfo Konder, antiga casa do Avaí
Ressacada antes da reforma

A construção do Estádio Aderbal Ramos da Silva aposentou o antigo Estádio Adolfo Konder, também conhecido como "Campo da Liga" ou "Pasto do Bode", construído na rua Bocaiúva, no centro de Florianópolis, e inaugurado em 1930. Um campo acanhado, com poucos degraus de arquibancada, era considerado já em 1975 um estádio ultrapassado.

O Adolfo Konder foi construído em um terreno de 15.000 m², não havendo maneira de ampliar o estádio, até porque a localidade era no centro da cidade e muitas construções já se encontravam por ali. Em 1980, o terreno da rua Bocaiúva foi trocado por outro de 120.000 m² com um estádio pronto, pelo grupo Kobrassol, que planejava construir um Shopping Center no local, onde atualmente encontra-se o Beiramar Shopping Center. Finalmente, em novembro de 1983, o "Campo da Liga" encerrou suas atividades com uma partida entre veteranos de Avaí e Figueirense (empate por 1 a 1).

Presidiu a obra da Ressacada Cairo Bueno, planejou o arquiteto Davi Ferreira Lima e trabalharam 20 engenheiros. As sondagens alcançaram 30m de profundidade, as torres de iluminação, 43m de altura, com o estádio compreendendo 17.270 m², e o concreto armado com 1.800 m³ de estrutura.

O estádio foi inaugurado em 15 de novembro de 1983, com o jogo Avaí 1 x 6 Vasco. Vílson Tadei, do Vasco, fez o primeiro gol da história do Aderbal Ramos da Silva. Naquele jogo os times entraram em campo com as seguintes formações:

  • Avaí: Gilson (Borba), Assis, Gildo (Caco), Gilberto e Tião; Careca, Bira Lopes e Ormarzinho (Zé Carlos); Amarildo, Bizu (Décio) e Passos (Nelsinho) com o técnico Ladinho.
  • Vasco da Gama: Roberto; Adevaldo, Chagas, Nenê e Roberto Teixeira; Serginho, Oliveira (Geovani) e Vílson Tadei; Ernani (Dudu), Marcelo e Paulo Egídio (Júlio César) comandado por Otto Glória.

O árbitro da partida foi Celso Bozzano, e seus auxiliares Dalmo Bozzano e Allan Giovani.

Ressacada, foto da última ampliação em 2009
Fachada do estádio
Vista aérea

Década de 80

O primeiro Campeonato Catarinense que o Avaí disputou com o seu novo estádio, foi em 1984. Naquele ano o time terminou em quarto lugar no geral da competição. Rapidamente a Ressacada tornava-se um dos principais palcos de jogos de futebol do estado de Santa Catarina.

Já em 1984 veio o primeiro título do Avaí no Aderbal Ramos da Silva, o Torneio Seletivo para a Taça de Prata que deu o direito ao time de disputar este torneio de âmbito nacional organizado pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual C.B.F.).Em 1985 veio também a Taça Governador do Estado de Santa Catarina que era concedida ao campeão do primeiro turno do campeonato estadual.

Também serviu de palco para espetáculos da Seleção Brasileira de Futebol, e a primeira apresentação foi em 21 de junho de 1987 quando o Brasil venceu a Seleção Equatoriana de Futebol por 4x1 em um amistoso.

Em 1988, a primeira grande conquista da era Ressacada com o título do Campeonato Catarinense de Futebol daquele ano quando o estádio teve o maior público registrado que foi de 25.735 pagantes, em 17 de julho de 1988, no jogo Avaí 2-1 Blumenau, válido pelo hexagonal final do Campeonato em que o Avaí conquistou o título com uma rodada de antecedência.

Década de 90

Placa do gol de goleiro

Nesta época o Avaí viveu um dos piores momentos da sua história ao ser rebaixado no Campeonato Catarinense de 1993, após ter sido vice-campeão em 1992. Recuperou-se em voltou a elite do campeonato catarinense em 1994 como campeão no jogo de 19 de novembro de 1994, Avaí 2x1 Hercílio Luz realizado na Ressacada.

No dia 3 de maio de 1994, a Seleção Brasileira de Futebol disputou na Ressacada o seu último jogo no seu país antes da Copa do Mundo de 94. A oportunidade ficou marcada pela estreia de Ronaldo na Seleção além do seu primeiro gol, no jogo contra Islândia. Ronaldo fez o primeiro gol dos 3 x 0 aplicados pelo Brasil.

Em 1995 foi campeão da Copa Santa Catarina quando o Avaí empatou em casa em 1x1 com o Joinville e depois venceu-os em Joinville por 3x1. Também foi campeão do Campeonato Citadino do mesmo ano.

Nesta década mais duas apresentações da seleção no estádio, nos jogos de 4 de maio de 1994 em que o Brasil venceu a seleção da Islândia por 3x0 e em 10 de julho de 1996 quando Seleção Brasileira Olímpica fez seu último jogo em território nacional antes dos Jogos Olímpicos de Atlanta, vencendo a Seleção Dinamarquesa de Futebol por 5x1.

Em 22 de junho de 1997 o Avaí venceu o Tubarão por 2x0 e sagrou-se campeão estadual daquele ano.

Hoje

Em 2006, várias reformas foram feitas na Ressacada, troca do gramado e colocação de cobertura na arquibancada principal.

Em outubro de 2006, a Ressacada ganhou uma nova cobertura na maior arquibancada localizada a frente das sociais "A". Além da cobertura, o setor ganhou 2.018 cadeiras, 44 camarotes, novos banheiros e bares. Também foram construídas novas bilheterias, realizado reformas nos camarotes de imprensa, banheiros e vestiários.

Foi também na Ressacada que no dia 11 de novembro de 2008 quando, com o gol de Evando[5], o Avaí venceu o Brasiliense por 1 a 0 e, com três rodadas de antecedência para o fim da série B de 2008, assegurou a vaga à elite do futebol brasileiro de 2009.

Gol de Goleiro

Gol de destaque e histórico foi o marcado pelo goleiro do Avaí, Eduardo Martini aos 12 minutos do jogo Avaí 3x1 Paraná no dia 22 de agosto de 2008. O goleiro foi sair jogando com os pés em sua área, a bola saiu com uma velocidade enorme, bateu no gramado e encobriu o goleiro Marcos do Paraná entrando no gol e anotando 1x0 para o Avaí no placar[15]. Pelo feito histórico, o Avaí pôs uma placa em homenagem a Martini na entrada das sociais do estádio da Ressacada. "Agora eu já sei como é fazer um gol." disse o goleiro Eduardo Martini.


Estatísticas

Todos os jogos e números do Palmeiras no estádio da Ressacada.

Estádio Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols Feitos Gols Sofridos Saldo de Vitórias
Palmeiras x Avaí 7 5 1 1 21 9 +4


Jogos

Todos os jogos do Palmeiras na Ressacada


Último Jogo


Avaí Palmeiras
31ª rodada - Brasileiro
17 de outubro de 2015
Sábado, 18:30h
Avaí 1 x 3 Palmeiras Estádio Ressacada, Florianópolis Santa Catarina
Público 9.254
Renda R$ 208.224,00
Árbitro Marcelo de Lima Henrique Pernambuco
André Lima (23') do 2ºt
Gol Gabriel Jesus (16') do 1ºt
Cristaldo (15') do 2ºt
Dudu (32') do 2ºt
Vágner; Nino Paraíba05'1ºt, Jéci, Emerson e Romário; Renan, Adriano43'1ºt (17'2ºtRoberto), Pablo e MarquinhosIntervalo (32'2ºtNéstor Camacho); Léo Gamalho (IntervaloRômulo) e André Lima.
Técnico: Gilson Kleina
Fernando PrassCapitão; João Pedro, Leandro Almeida, Jackson e Egídio; Thiago Santos40'1ºt e Andrei Girotto13'1ºt (IntervaloAmaral); Allione43'1ºt (34'2ºtRafael Marques), Mouche (21'2ºtDudu39'2ºt) e Gabriel Jesus; Cristaldo.
Técnico: Marcelo Oliveira


Artilheiros

Gols
Artilheiro(s)
3 Edmílson
2 Diego Souza
Felipe Menezes
Obina


Localização e vias de acesso

Endereço: Avenida Deputado Diomício Freitas, 1000
Bairro: Carianos
Telefone: (48) 3216-7300
Cidade: Florianópolis - SC


Localiza-se no bairro Carianos, no distrito do Ribeirão da Ilha, no sul da Ilha de Santa Catarina. Em seus arredores, encontra-se o Aeroporto Internacional Hercílio Luz que é o principal aeroporto de Santa Catarina. Além disso, o estádio possui, em suas redondezas, uma série de bares e pequenos restaurantes, onde os torcedores costumam marcar encontros, beber e se alimentar antes e depois dos jogos.

A estrutura de acesso, por meios de transporte, à ressacada dá-se por carro e linhas de Ônibus passando pela Via Expressa Sul e logo após com acesso pela Avenida Deputado Diomício Freitas. A distância do centro é de 10 km.

Os pontos de ônibus estão localizados ao lado do estádio mas, em dia de jogos, os ônibus só param na Avenida Deputado Diomício Freitas. O estádio também conta com estacionamento próprio, com vagas para 5.000 veículos, sendo que, existe um espaço muito maior ao longo da Rua Tenente Calandrini, logo em frente. O estacionamento da torcida adversária, localiza-se atrás do estádio separado da torcida da casa pelo policiamento.


Mapas

Clique no link abaixo para visualizar o estádio no

|→ Flash Earth
|→ Google Maps
|→ WikiMapia

Ferramentas pessoais