La Bombonera

De Porcopedia - A Enciclopedia do Palmeiras

La Bombonera
La Bombonera
Informações Gerais
Nome Estádio Alberto J. Armando
Local Buenos Aires, ARG
Construção 1938-1940
Inauguração 25 de maio de 1940
Remodelação 1995-1996
Proprietário Boca Juniors
Extensão 105m x 68m
Gramado Grama natural
Nome Antigo Estadio Camilo Cichero
Números
Capacidade 49.000
Primeira Partida Boca Jrs. 2x1 San Lorenzo
Primeiro gol Não Disponível

La Bombonera (oficialmente Estádio Alberto J. Armando) é o estádio do Club Atlético Boca Juniors. Sua capacidade total é de 49.000 espectadores aproximadamente, e o campo segue as medidas mínimas permitidas pela FIFA (105m x 68m). Seu apelido deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons. A principal razão para isso é o reduzido espaço que fora destinado à sua construção, iniciada em 1923. A solução encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini - que lhe granjeou vários prêmios - foi a de criar três anéis de arquibancadas, de modo que quem assiste o jogo da terceira arquibancada tem de olhar para baixo se quiser assistir o jogo com clareza.

História

Vista Aerea do estádio

Em 1923, iniciou-se sua construção. Anos depois (em 1940), o então presidente do Boca, Camilo Cichero, concluiu as obras e batizou o estádio com seu nome. Foi inaugurado com vitória dos donos da casa por 2x1 em um amistoso contra o San Lorenzo. Em 1952, foi instalada a iluminação para jogos noturnos. Devido à terrível crise institucional e financeira que assolou o clube em 1984, o estádio foi penhorado. Em 1996, foram construídos camarotes VIPs pelo presidente Mauricio Macri e, em 2001, o estádio foi rebatizado com o nome de Alberto J. Armando, homenagem a outro megaempresário e político, que fora presidente da instituição nos anos 70. Seu exterior foi pintado recentemente com afrescos do reconhecido pintor Pérez Celis, que retratou a paixão dos adeptos do clube, bem como aspectos relacionados à vida cotidiana do bairro de La Boca, como o dia-a-dia dos imigrantes italianos. Foi a disposição vertical das arquibancadas, onde cabem cerca de 49.000 mil pessoas aproximadamente, que fez com que o estádio começasse a ser chamado de "La Bombonera", numa curiosa comparação com uma caixa de bombons.

Curiosidades

  • La Bombonera é conhecido também como caldeirão do Boca Juniors, onde é considerado imbatível pelo retrospecto quase 100% farovável, principalmente se tratando de campeonatos internacionais e contra times brasileiros.
  • O primeiro clube de fora da Argentina que venceu o Boca Juniors em seu estádio foi brasileiro, Grêmio por 4x1, realizada em 25 de fevereiro de 1959.

Ferramentas pessoais