João Leiva Campos Filho

De Porcopedia - A Enciclopedia do Palmeiras

LEIVINHA
Leivinha
Informações pessoais
Nome Completo João Leiva Campos Filho
Data de nasc. 11 de setembro de 1949
Local de nasc. Novo Horizonte (SP) Brasil
Altura 1,75m
Peso
Destro
Apelido Príncipe
Informações profissionais
Número 8
Posição Meio-campo
Clubes de juventude
1965 Linense
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (gols)
1966-1969 Portuguesa
1971-1975 Palmeiras 263 (105)
1975-1979 Atlético de Madrid 83 (40)
1979 São Paulo 11 (2)
Seleção nacional
Brasil 27 (7)

João Leiva Campos Filho, mais conhecido como Leivinha, nascido em Novo Horizonte (SP), nasceu em 11 de setembro de 1949, é um ex-futebolista brasileiro. Atuou como meia-direita e é considerado um dos maiores jogadores da história do Palmeiras, com partipação decisiva nas conquistas da época da chamada "Segunda Academia".

Biografia

Leivinha em ação pelo Atlético de Madrid
Leivinha na Sala de Troféus do Palmeiras

Seu futebol começou a ser notado quando foi contratado pela Portuguesa de Desportos, chegando naquele clube no mesmo dia em que Marinho Perez e Zé Maria também vieram. Os três fariam parte da Seleção Brasileira que anos mais tarde disputaria a Copa do Mundo de 1974, mas curiosamente, nenhum deles estava no clube lusitano quando chegaram a esse auge em suas respectivas carreiras.

Depois da Portuguesa, se transferiu para o Palmeiras, ganhando vários títulos de 1972 a 1974. Emérito cabeceador, seus gols pelo Verdão o levaram a ser convocado para a Seleção. Seu talento como cabeceador era tal que, durante a final do Campeonato Paulista de 1971, contra o São Paulo Futebol Clube, Leivinha teve um legítimo gol de cabeça anulado pelo juíz Armando Marques porque este julgou que Leivinha tinha dado um soco na bola devido à velocidade e precisão com que ele tinha cabeceado.

Prejudicado pelo esquema tático de Zagallo e por uma contusão num jogo contra o Zaire, Leivinha acabou passando despercebido na Seleção nacional. Entretanto, é atribuído ao jogador, por muitas publicações esportivas, o mérito de ter convertido o 1000º gol da Seleção Brasileira. Isto teria ocorrido no dia 27 de maio de 1973, no jogo Brasil 5 x 0 Bolívia, no Maracanã, quando o craque marcou o 4º gol da esquadra verde-amarela.

Em 1975 se transferiu para o Atlético de Madrid da Espanha, juntamente com seu companheiro de clube Luís Pereira. Nesse clube, ambos os jogadores alcançariam novamente a condição de ídolos dos torcedores.

Leivinha é tio de Lucas Leiva, volante revelado no Grêmio, e atualmente joga no Liverpool.

Títulos

Palmeiras


Atlético de Madrid

  • Campeonato Espanhol: 1976/77.


Estatísticas

  • Partidas pelo Palmeiras: 263
  • Partidas oficiais:
  • Gols pelo Palmeiras: 105
  • Gols na carreira:
  • Partidas pela Seleção: 27
  • Gols pela Seleção: 7

Ferramentas pessoais