Copa Mercosul

De Porcopedia - A Enciclopedia do Palmeiras

A Copa Mercosul foi uma competição disputada entre os anos de 1998 e 2001 pelos principais clubes de BrasilBrasil, ArgentinaArgentina, UruguaiUruguai, ParaguaiParaguai e ChileChile. A competição foi criada para substituir a Copa Conmebol e os integrantes eram escolhidos pela emissora de televisão que organizava o torneio. Foi substituída pela Copa Sul-Americana em 2002.

Criada em 1998 por uma empresa de marketing esportivo para reunir os clubes de "maior prestígio e torcida" de Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Mercosul não dava vaga para nenhum outro torneio e, por isso, não emplacou. Positivo era o sempre bom prêmio pago pelos patrocinadores ao campeão, que atingia mais de US$ 4 milhões.

Nas três primeiras edições só deu Brasil, levando todas as taças. O Palmeiras por exemplo, fez a façanha de chegar à três finais, mas venceu apenas uma delas. No último torneio, foi a vezde um clube argentino faturar o torneio. Em 2002 foi criada uma nova Copa, a Sul-Americana, dando nova motivação aos clubes das Américas.


Retrospecto

Copa Mercosul
Ano 1998 1999 2000 2001
Pos. 15º


  • Clique no ano desejado e acesse a página da Copa Mercosul do ano escolhido.


Estatísticas


Campeões

Edição Ano Campeão Vice-Campeão
2001Argentina San LorenzoBrasil Flamengo
2000Brasil Vasco da GamaBrasil Palmeiras
1999Brasil FlamengoBrasil Palmeiras
1998Brasil PalmeirasBrasil Cruzeiro
Ferramentas pessoais